20/10/2016

Etnomatemática: Uma abordagem histórico-cultural da matemática | PARTE 7

AINDA NÃO SE TEM CONCEITOS DEFINIDOS


Mesmo com uma boa explicação e entendimento a respeito desta forma de ensino-aprendizagem, ainda não se tem um conceito concreto. D’Ambrósio chegou perto de uma definição em 1987, dizendo que “...as diferentes formas de matemática que são próprias de grupos culturais, chamamos de Etnomatemática”. 


Porém ainda é discutido entre os antropólogos, que acreditam em etnomatemática como uma etnologia de um grupo, os educadores dizem que é um método educacional da matemática, já os pesquisadores, como Ubiratan D’Ambrósio vão além, dizendo que a etnomatemática é subconjunto da Educação, que contém a Matemática como subconjunto. 

CONCLUSÃO



Contudo, conclui-se que para conseguirmos dar sentido a Etnomatemática e aplicarmos este conceito em sala de aula, como docentes, devemos olhar para as origens e a história dos alunos, como cada um deles enxerga o mundo e a matemática, como tiveram o primeiro contato com ela e como a usam em seu dia a dia, e não apenas aplicar o conceito de forma técnica. É necessário ter sensibilidade e vivenciar a cultura de uma turma, deste modo o ensino da matemática irá fazer mais sentido para àqueles que estão aprendendo.

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E então, chegamos ao final deste conceito maravilhoso que é a ETNOMATEMÁTICA! Aprendeu? Se tiver alguma dúvida, comentário, sugestão... deixe aqui embaixo pra gente saber e te responder 😁

As referências usadas para este artigo, você encontra aqui.  

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