15/10/2016

Etnomatemática: Uma abordagem histórico-cultural da matemática

Oi! Hoje, e durante a semana toda vamos aprender um novo conceito sobre o ensino-aprendizagem de matemática, a queridinha 

ETNOMATEMÁTICA

Mas vamos fazer diferente desta vez... Para não ficar cansativo, e nem perder o interesse, irei dividir este conteúdo em 7 posts. Entããão, se você curtiu este tema, fique ligadinho por aqui para ler todas as partes desta série. Bora lá aprender? 😁

INTRODUÇÃO


Vamos iniciar esta série de postagens com uma pergunta que pode parecer simples, mas é de grande relevância para o desenvolvimento deste trabalho: como é que você aprendeu a contar? 

Há quem diga que todas as crianças começam a contar nos dedos, assim como a professora ensina no primário. Mas, isto não é uma verdade absoluta, pois existem sim outras formas de aprender a contar.

Imagine que exista uma garota cujos pais são incríveis cientistas e sempre estão viajando pelo mundo em nome de suas pesquisas, e por isso ela não pôde frequentar uma escola convencional, onde a professora ensina a contar nos dedos. Seus pais almejando que ela seja inteligente, assim como eles, e se destaque dos demais, ensinam sua filha a contar num ábaco.

Outra situação que podemos pensar é uma criança que demorou a ingressar na escola, pois seus pais tinham receio de deixá-la em uma creche. Esta criança pode ter aprendido a contar objetos, ao invés de dedos.

__________
CONTINUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário