A HETEROGENEIDADE CULTURAL DO MUNDO
No mundo, existem mais de 7 bilhões de pessoas e inúmeras possibIlidades de aprender a contar. Conhecemos o número um, como “um”. Os americanos, como “one”. Os japoneses como “it”. Note a diferença, olhando apenas na linguagem já identificamos diversas maneiras de interpretar os números.
Isso se dá pelo fato que em todo o planeta não há uma só cultura a seguir, cada povo, cada grupo é único em história, origem e na maneira de olhar e interpretar o mundo e seus fenômenos. Esta unicidade é o que chamamos de etnia.
Olhando para o Brasil, com seus vastos 8 milhões de quilômetros quadrados de extensão e abrangendo uma população que ultrapassa 2 milhões de pessoas, pode-se considerá-lo praticamente um continente por assim dizer. Toda esta grandeza faz com que tenha uma cultura extremamente rica e diversificada, do Oiapoque ao Chuí.
Para analisarmos esta diversidade, usamos um exemplo raso de demonstração da heterogeneidade cultural do Brasil.
Suponha que uma criança da capital do estado de São Paulo e uma criança de uma tribo indígena do Amazonas, ambas estão com dor de cabeça. Diga para a criança paulistana que se sua mãe fizer um chá com uma folha de árvore do fundo do quintal e ela se tomar três copos durante o dia todo estará curada da dor de cabeça. Com os conhecimentos adquiridos ao longo da sua vivência, em meio a médicos, hospitais e farmácias, ela provavelmente vai achar este pressuposto um absurdo, então vai querer tomar um comprimido. Agora, se você disser à criança amazonense para tomar uma pequena cápsula colorida e assim a dor irá passar, ela talvez não se sentirá segura, pois sabe que o Pajé da tribo prepara um chá de plantas naturais e familiares a ela, o que a deixaria muito mais confortável em tomar.
_________
CONTINUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário