18/10/2016

Etnomatemática: Uma abordagem histórico-cultural da matemática | PARTE 5

UBIRATAN D’AMBRÓSIO


Para entender melhor: 
D’Ambrósio é um ilustre professor e matemático brasileiro. Paulista, nasceu em 1932 e formou-se bacharel em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em 1954 e no ano seguinte assumiu a capacidade de licenciado, pela mesma instituição. Ao longo de sua vida vem realizando muitos estudos e pesquisas na área da matemática, tornando-se doutor e mais adiante Pós-Doc nos Estados Unidos com a tese: Superfícies generalizadas e conjuntos de perímetro finito. Além disso, é professor emérito da Unicamp e membro de várias sociedades científicas, sendo ainda fundador de uma parcela das mesmas. 

D’AMBRÓSIO E A ETNOMATEMÁTICA


Para a criação da própria palavra “Etnomatemática”, D’Ambrósio partiu de três outras expressões: 

I. Techné (ou tica) – maneiras, modos, técnicas
II. Mátema – explicar, conhecer, entender, lidar com
III. Etno – realidade natural e sociocultural

Sendo assim, etimologicamente, a etnomatemática nada mais é do que a aquisição de conhecimentos e saberes matemáticos que vão além de maneiras de explicar, conhecer e entender a realidade sociocultural de um grupo.

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CONTINUA

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