13/11/2016

Como fazer seu caderno se tornar eficiente

Caos! Essa certamente é a palavra que descreve seu caderno da escola/faculdade? Mas calma, hoje eu tenho a solução para você e seus dias de desordem acabarem.

Andei pesquisando por aí algumas dicas de organização para eu poder estudar com mais qualidade, e entre minhas navegadas na net, vi no canal da Deda (Débora Aladim) um vídeo só com dicas para fazer bons resumos e anotações. E... Bingo! Encontrei exatamente o que eu precisava para me salvar.

Método Cornell

Este método foi criado e desenvolvido pelo Dr. Walter Pauk, juntamente com os estudantes da Universidade de Cornell, em New York (por isso o nome rsrs). O passo a passo correto de como aplicar o método você encontra no site do WikiHow, clicando aqui. Porém, adaptei o conceito e vou mostrar para vocês como fiz.

Parte 1. Dividindo a folha

Na sua folha de caderno trace uma linha vertical á mais ou menos 2 dedos da margem e uma horizontal no rodapé da página, deixando de 4 a 5 linhas. Mas o tamanho vai de acordo com a sua necessidade.

Parte 2. Separando as categorias

Depois de separada a folha, temos três espaços diferentes. No espaço maior que sobrou no meio da folha, você irá fazer suas anotações da aula normalmente. O espaço da margem, é o espaço de dúvidas/fórmulas/informações, é ali que você irá anotar pequenos lembretes para si mesmo. E por último, no rodapé, é a parte onde você fará o resumo daquele conteúdo.

Utilizando a folha


Podemos usar os espaços para anotarmos da forma que quisermos, por exemplo, se for um caderno de física ou matemática, anote as fórmulas, as regrinhas de conversão, e os macetes, se for um caderno de história, anote datas, nomes importantes, etc. Use o jeito que você precisar. Na parte de resumo, escreve um pequeno textinho que você irá lembrar na hora de uma prova, ou de estudar rapidinho. 

Algumas dicas do WikiHow para você (e pra mim):
  • Destaque as informações principais.
  • Não se esqueça de sublinhar os fatos importantes com um lápis de cor diferente!
  • Trate as suas anotações como se fossem um rascunho para um trabalho. Comece com uma ideia principal e ramifique com tópicos para detalhes específicos.
  • Quando estiver estudando, peça para alguém ler os seus tópicos e fazer perguntas para que você possa respondê-las.
  • Escreva o seu nome ou iniciais com o nome do professor na parte superior da página para evitar perdê-la.
  • Use títulos de tópicos para ideias principais e tente encontrar uma nota para cada duas frases dependendo do tamanho da seção.
  • Não escreva muito depressa, senão as suas notas ficarão desorganizadas e bagunçadas.
  • Certifique-se de ter todas as anotações feitas. Caso falte um dia de aula, peça emprestado as anotações do seu amigo, mas não se esqueça de devolvê-las.
  • Enumere as seções com numerais romanos ou arábicos.
  • Copie diagramas e tabelas nas suas anotações.

Viu como é fácil se arrumar na bagunça? Com essa dica você vai ter muito mais eficiência em seus estudos! E ah... não se esqueça de me contar como foi que se saiu na hora de organizar. Um beijo! 
__________________________

Conheça o canal da Débora Aladim! 

A Deda é um mineirinha apaixonada por história, ela dá altas dicas de estudos, principalmente na parte de ciências humanas em geral. Vale a pena o clique. 

Um comentário: