21/03/2016

Pra que serve um esquadro?

Não sei se acontecia com você, mas sempre que eu pegava a lista de materiais do ano tinha lá "1 esquadro", aquela régua estranha em forma de triângulo que pra mim só servia para usar de reserva quando eu não tinha uma régua convencional comigo hahaha. Mas logo percebi que não é bem assim que se aplica esse triângulo de plástico...


Afinal, para que serve um esquadro? 

"O esquadro é um instrumento de desenho utilizado em obras civis e que também pode ser usado para fazer linhas retas verticais com precisão para 90°."¹ Também é usado para "formar ângulos principais como 30°, 45°, 60° e combinações de ângulos utilizando dois esquadros."² 

Existem 2 tipos de esquadros: 
  • Um deles é o triângulo retângulo isósceles de ângulos 45º/45º/90º
  • E o outro é o triângulo retângulo escaleno de ângulos 30º/60º/90º
O par de esquadros é um instrumento de desenho para solução de problemas de geometria gráfica

Ok. Ele é bem mais importante do que servir de quebra-galho. Com certeza você tem um desses ai com você, então bora lá pegar que eu vou te ensinar a usar essa belezinha.
esquadro escaleno é basicamente um triângulo retângulo de lados diferentes, logo, possui todas as partes de um: dois catetos, uma hipotenusa (que é o lado oposto ao ângulo de 90°), um ângulo reto, um ângulo de 30° e um de 60°.

Problema: Crie um plano com 3 retas paralelas (a, b e c), uma reta com inclinação de 60° (t) e duas perpendiculares à a, b e c (r e s), de modo que interceptem com a reta t formando 3 vértices.

Observação: Para facilitar a visualização, indiquei com fita azul o cateto adjacente ao ângulo de 60°, com fita amarela o cateto oposto e com fita vermelha a hipotenusa. 

  • Tenha em mãos caneta, papel, seu esquadro e uma régua de apoio (ou um segundo esquadro) e siga os seguintes passos: 

1. Posicione o esquadro no plano, apoie com uma régua (ou use o par de esquadros) e trace a primeira reta (a).

2. Segurando o apoio bem firme, deslise o esquadro para baixo até ter o espaço desejado e trace uma segunda reta (b). Repita o processo para a terceira reta (c).

2.1. Note que as retas a, b e c ficaram paralelas entre si.  

3. Para fazer a linha inclinada, primeiro vamos deslisar o esquadro para cima, com a régua de apoio bem fixa. 

3.1. Em seguida, sem movimentar a régua de apoio, vamos girar o esquadro, para que o cateto adjacente (azul) ao ângulo de inclinação (60°) fique no apoio. E então, posicionar a hipotenusa (vermelho) para traçar a reta t. 

3.3. Trace a reta inclinada (t). 

4. Para as retas perpendiculares, volte o esquadro na posição inicial.

4.1. Deslise o esquadro para cima, até chegar no primeiro vértice e trace a primeira reta perpendicular (r) às retas a, b e c.

4.2. Repita o processo. Deslise o esquadro para cima até chegar no segundo vértice e trace a segunda reta perpendicular (s).  

5. Pronto. Já temos o nosso plano com 3 retas paralelas, 2 perpendiculares e 1 inclinada à 60°, formando 3 vértices. 

Legal não é? Antes, eu não sabia que era possível fazer retas e ângulos tão precisos usando esquadros (e acredito que você também não), mas agora ficou tudo mais claro. E pra você? Me conte nos comentários 

4 comentários:

  1. Oi Isabella, quero te agradecer pelo post tão detalhado dos esquadros, principalmente do esquadro de 60°. Tenho TDA e estava com bastante dificuldade de memorizar e compreender os lados, mas agora entendi. Obrigada,de verdade!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa explicação, muito obrigada mesmo mas, por favor, deslizar se escreve com "z "

    ResponderExcluir