21/03/2016

Minha professora de matemática


Estudei a vida toda no mesmo colégio, desde a época do prezinho. Naquela escola aprendi grande parte de tudo aquilo que sei e que sou hoje, e lá no meu colégio (gosto de chamá-lo assim, de meu ), lecionava a melhor das melhores professoras de matemática, a dona Sirlei. Pensa em uma pessoa incrível? Pensou? Agora multiplica ela por 1000, eleva ao cubo e soma com todas as coisas boas do mundo... Essa era a Sirlei. Bem, não vá achando que ela era daquele tipo de professora palhaça, que zoava na sala, ou a que dava uma prova banana pra ninguém pegar recuperação. Não, ela nunca foi assim. O mais importante para ela era que nós aprendêssemos matemática. 

A Sirlei era uma japa alta, de pele morena, olhinhos fundos e mãos gordinhas. Tinha uma timbre inesquecível e a mania de escrever sem estar olhando na lousa. O modo como ela via os alunos, era diferente de qualquer outro professor, pois mesmo que fosse um aluno danado, falador e que não tinha notas lá muito boas, ela acreditava que era possível ele aprender, não só matemática, mas aprender que seus sonhos são possíveis, aprender que por mais que você erre, nunca deve desistir, porque é na persistência que está o segredo do sucesso. 

Ela marcou muitas pessoas, com seus conselhos e com sua presença. Inclusive a mim. No nosso último ano no colégio, na época mais tensa, a hora de decidir que curso fazer, que rumo seguir, ela me disse "Isabela, você tem que fazer aquilo que te faz sorrir, que te deixe com frio na  barriga. O dinheiro? Ele vem, com o tempo, não se preocupe em ser uma advogada, juíza, engenheira de uma multinacional, preocupe-se em ser feliz". Essas palavras fizeram uma reviravolta em minha cabeça, e principalmente em meu coração, e eu fui, com a cara e a coragem, fazer aquilo que me desperta borboletas na barriga, que é lecionar. E o mais legal de tudo, lecionar matemática! E quem sabe um dia, ser para alguém, pelo menos uma fraçãozinha daquilo que a minha japinha fora pra mim. 

Infelizmente, em 2015, Deus quis ter mais um anjo ao seu lado, e a levou pro lado de lá.

Obrigada Sirlei, por me mostrar que posso sim, sonhar e realizar meus sonhos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário