21/03/2016

Minha professora de matemática


Estudei a vida toda no mesmo colégio, desde a época do prezinho. Naquela escola aprendi grande parte de tudo aquilo que sei e que sou hoje, e lá no meu colégio (gosto de chamá-lo assim, de meu ), lecionava a melhor das melhores professoras de matemática, a dona Sirlei. Pensa em uma pessoa incrível? Pensou? Agora multiplica ela por 1000, eleva ao cubo e soma com todas as coisas boas do mundo... Essa era a Sirlei. Bem, não vá achando que ela era daquele tipo de professora palhaça, que zoava na sala, ou a que dava uma prova banana pra ninguém pegar recuperação. Não, ela nunca foi assim. O mais importante para ela era que nós aprendêssemos matemática. 

A Sirlei era uma japa alta, de pele morena, olhinhos fundos e mãos gordinhas. Tinha uma timbre inesquecível e a mania de escrever sem estar olhando na lousa. O modo como ela via os alunos, era diferente de qualquer outro professor, pois mesmo que fosse um aluno danado, falador e que não tinha notas lá muito boas, ela acreditava que era possível ele aprender, não só matemática, mas aprender que seus sonhos são possíveis, aprender que por mais que você erre, nunca deve desistir, porque é na persistência que está o segredo do sucesso. 

Ela marcou muitas pessoas, com seus conselhos e com sua presença. Inclusive a mim. No nosso último ano no colégio, na época mais tensa, a hora de decidir que curso fazer, que rumo seguir, ela me disse "Isabela, você tem que fazer aquilo que te faz sorrir, que te deixe com frio na  barriga. O dinheiro? Ele vem, com o tempo, não se preocupe em ser uma advogada, juíza, engenheira de uma multinacional, preocupe-se em ser feliz". Essas palavras fizeram uma reviravolta em minha cabeça, e principalmente em meu coração, e eu fui, com a cara e a coragem, fazer aquilo que me desperta borboletas na barriga, que é lecionar. E o mais legal de tudo, lecionar matemática! E quem sabe um dia, ser para alguém, pelo menos uma fraçãozinha daquilo que a minha japinha fora pra mim. 

Infelizmente, em 2015, Deus quis ter mais um anjo ao seu lado, e a levou pro lado de lá.

Obrigada Sirlei, por me mostrar que posso sim, sonhar e realizar meus sonhos! 

Pra que serve um esquadro?

Não sei se acontecia com você, mas sempre que eu pegava a lista de materiais do ano tinha lá "1 esquadro", aquela régua estranha em forma de triângulo que pra mim só servia para usar de reserva quando eu não tinha uma régua convencional comigo hahaha. Mas logo percebi que não é bem assim que se aplica esse triângulo de plástico...


Afinal, para que serve um esquadro? 

"O esquadro é um instrumento de desenho utilizado em obras civis e que também pode ser usado para fazer linhas retas verticais com precisão para 90°."¹ Também é usado para "formar ângulos principais como 30°, 45°, 60° e combinações de ângulos utilizando dois esquadros."² 

Existem 2 tipos de esquadros: 
  • Um deles é o triângulo retângulo isósceles de ângulos 45º/45º/90º
  • E o outro é o triângulo retângulo escaleno de ângulos 30º/60º/90º
O par de esquadros é um instrumento de desenho para solução de problemas de geometria gráfica

Ok. Ele é bem mais importante do que servir de quebra-galho. Com certeza você tem um desses ai com você, então bora lá pegar que eu vou te ensinar a usar essa belezinha.
esquadro escaleno é basicamente um triângulo retângulo de lados diferentes, logo, possui todas as partes de um: dois catetos, uma hipotenusa (que é o lado oposto ao ângulo de 90°), um ângulo reto, um ângulo de 30° e um de 60°.

Problema: Crie um plano com 3 retas paralelas (a, b e c), uma reta com inclinação de 60° (t) e duas perpendiculares à a, b e c (r e s), de modo que interceptem com a reta t formando 3 vértices.

Observação: Para facilitar a visualização, indiquei com fita azul o cateto adjacente ao ângulo de 60°, com fita amarela o cateto oposto e com fita vermelha a hipotenusa. 

  • Tenha em mãos caneta, papel, seu esquadro e uma régua de apoio (ou um segundo esquadro) e siga os seguintes passos: 

1. Posicione o esquadro no plano, apoie com uma régua (ou use o par de esquadros) e trace a primeira reta (a).

2. Segurando o apoio bem firme, deslise o esquadro para baixo até ter o espaço desejado e trace uma segunda reta (b). Repita o processo para a terceira reta (c).

2.1. Note que as retas a, b e c ficaram paralelas entre si.  

3. Para fazer a linha inclinada, primeiro vamos deslisar o esquadro para cima, com a régua de apoio bem fixa. 

3.1. Em seguida, sem movimentar a régua de apoio, vamos girar o esquadro, para que o cateto adjacente (azul) ao ângulo de inclinação (60°) fique no apoio. E então, posicionar a hipotenusa (vermelho) para traçar a reta t. 

3.3. Trace a reta inclinada (t). 

4. Para as retas perpendiculares, volte o esquadro na posição inicial.

4.1. Deslise o esquadro para cima, até chegar no primeiro vértice e trace a primeira reta perpendicular (r) às retas a, b e c.

4.2. Repita o processo. Deslise o esquadro para cima até chegar no segundo vértice e trace a segunda reta perpendicular (s).  

5. Pronto. Já temos o nosso plano com 3 retas paralelas, 2 perpendiculares e 1 inclinada à 60°, formando 3 vértices. 

Legal não é? Antes, eu não sabia que era possível fazer retas e ângulos tão precisos usando esquadros (e acredito que você também não), mas agora ficou tudo mais claro. E pra você? Me conte nos comentários 

3 aplicativos de celular que vão facilitar a sua vida na hora de se organizar nos estudos



Você é extremamente esquecido? Desorganizado? Faz mil anotações e não sabe onde colocou? Quer melhorar seu desempenho, mas passa horas grudadinho no celular? Se a sua resposta foi "sim" para essas perguntas, continue lendo o post e descubra como se organizar sem sair do celular 👍 Para isso, fiz um listinha de 3 APPs de celular ⇉ gratuitos  para você baixar e se organizar já! 

1. Agenda do Estudante 
Este aplicativo tem tudo que você deseja anotar em uma agenda, mas nunca anota.

Como usar: Assim que você abre o app, encontra um menu simples com 4 opções: Disciplinas/ Horários/ Eventos/ Notas.

  • Disciplinas: Nesta opção você insere todas as disciplinas que está cursando junto de uma abreviação, por exemplo <Matemática: MAT>, o nome do professor, a sala, e o e-mail também. Além disso, todas elas são separadas por cores, e você pode montar de acordo com a sua necessidade.
  • Horários: Lá você tem o controle dos seus horários de aulas de acordo com as disciplinas inseridas anteriormente. 
  • Eventos: Separados em tópicos variados, a opção de eventos é bem útil para adicionar datas de provas, trabalhos, devolução de livros, entre outras atividades. O mais legal é que você tem a opção "lembretes", na qual o app te avisa que existe eventos pendentes.
  • Notas: Na última ferramenta, você insere todas as suas notas em cada disciplina e tem a opção de média, assim, controlar suas pontuações fica muito mais simples!

2. Keep
É uma ferramenta de fácil gerenciamento, onde é possível fazer diversas anotações, adicionar imagens, lembretes e muito mais. Você não se perde na hora de anotar compromissos, listas, trabalhos... E o melhor: tudo num lugar só. O Keep é um aplicativo do Google e pode ser acessado de qualquer lugar, desde que esteja logado em sua conta Google. 

Como usar:
Basta clicar na opção <adicionar uma nota> e voilá :D


3. Poket 
Um outro app do Google ótimo para estudos é o Poket. Ele funciona como se fosse uma "barra de favoritos", mas o seu diferencial está na possibilidade de separar todos os links em categorias, assim você não se perde na hora de encontrar aquele artigo super maneiro para a feira de ciências hahaha. 

Como usar: 
Quando estiver lendo um artigo, texto, post ou vendo um vídeo e deseja salvá-lo, basta ir no menu de opções, clicar em <compartilhar no Poket> e adicionar as hastags. Por exemplo: você está lendo o artigo "Teorema da soma nula infinita" e deseja salvá-lo, use as tags #artigo #teorema #somanulainfinita, assim, não irá se perder na hora de procurar seu artigo para uma pesquisa. 



Todos os aplicativos podem ser baixados no PlayStore, gratuitamente.


Gostou dos Apps?! Conta pra mim o que você achou e se eles estão ajudando na sua vida de estudante