24/07/2016

Pra que serve a calculadora científica?

Quando começamos uma faculdade na área de exatas em geral, seja matemática, física, engenharia, ou outro curso, precisamos de algumas ferramentas e uma delas é a calculadora científica


A calculadora científica é um instrumentozinho simpático usado em cursos da área de ciências exatas e nas engenharias que é cheio de botõezinhos que despertam a curiosidade da gente. Geralmente você demora uns 3 minutos para descobrir onde liga, mas depois se acostuma fácil. 

Para que serve?
Além de fazer as operações normais, ela possui funções pré-programadas para o estudo de matemática em geral, além de ter uma boa memória! Capaz de armazenar funções logarítmicas e trigonométricas, regressões, partes exponenciais, entre outras coisinhas que salvam a vida do estudante, como dados de equações ou fórmulas já pré-definidas. É praticamente uma super heroína dos calouros e veteranos da facul.

Como faço para usar?
O primeiro passo, que parece simples, mas não é tanto assim é LIGAR! Brincadeira, desligar é mais difícil. O modo de usar a calculadora e suas funções varia muito de modelo, geralmente elas costumam vir com um manualzinho, ou coisa parecida na caixa, só que nem sempre é de muita serventia, o negócio mesmo é fuçar. Porém, existem pessoas maravilhosas no mundo que fazem tutorias online e disponibilizam no YouTube, de graça (o que é melhor ainda, assim você não precisa fazer um curso pago), e para encontrar um que funcione com a sua calculadora, basta procurar por "função tal da calculadora tal" e nesse segundo tal aí você digita a marca e o modelo da calculadora, geralmente escrito na parte superior do aparelho. 

Onde eu compro?
Não é muito difícil de encontrar uma calculadora por aí, encontrei a minha numa papelaria da minha cidade e paguei um preço legal por ela. Mas se você não conseguir achar, existe algumas lojas online que vendem:

Escritório Total (clique aqui para conferir)

Mas já aviso, não é um instrumento barato, viu?! Você não encontra uma por menos de 30$ fácil não, por isso é sempre bom dar uma garimpada nos sites de busca. Sei que nem todas as pessoas podem comprar uma calculadora cara, mas vamos tentar fazer um sacrifíciozinho, pois é um aparelhinho que você vai usar muito, e ele vai te salvar muito também! Não é necessário investir em uma Cassio, ou outra marca conceitual, mas você consegue encontrar uma marca com um precinho ok, a minha pro exemplo é a Kenko, de uma marca secundária e em pouco tempo já se tornou minha parça 😃

Mas caso não dê mesmo pra comprar, ou você precise com muita urgência, ou também a sua está longe do seu alcance e fora de mão, aqui no blog tem uma calculadorazinha online 👍 Se você está pelo computador é só clicar no ícone de calculadora aqui do seu lado direito, mas se estiver pelo celular clique aqui para acessar. 

Um beijo! Bons estudos galerinha 📖

23/07/2016

Aprenda matemática no YouTube: Matemática Rio


Hoje em dia, com tantos recursos acessíveis, principalmente na internet, temos aquela velha história "só não estuda quem não quer". E um dos sites mais cheio de conteúdo é o YouTube, né não?

Lá a gente encontra todo tipo de vídeo aula, de todos os assuntos, inclusive de matemática. Em uma das minhas andanças no queridinho YT, encontrei um canal M A R A! Gente, sério, melhor canal de matemática ever!!! Ok Isa, já entendi, mas que canal é esse? 😮

Feito e apresentado pelo
professor de matematica
Rafael Procopio
Apresento à vocês o maravlindo canal

 M4T3M4T1C4 Rio 


O canal @matematicario é um canal incrível cheiinho de aulas virtuais, vídeos de curiosidades sobre a matemática, tópicos e exercícios desde o 6º ano até a faculdade... é coisa pra caramba! E com ele mesmo diz, ainda tem vários "aspectos filosóficos e belezas da Rainha das Ciências". Mas não só matemática, o professor Procopio também discute tópicos sobre educação em geral. 

Sobre Prof. Procopio: Sou professor de matemática da rede municipal do Rio de Janeiro, graduado pela Universidade Gama Filho (UGF) e pós-graduado em Ensino de Matemática na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Além do canal no YouTube, o Matemática Rio também tem uma plataforma online que vale muito a pena o clique


Veja aqui alguns vídeos



Para continuar por dentro do trabalho do Prof. Rafael Procópio
Siga ele no YouTube @matemáticario
Curta a página no Facebook @matemáticario 

Isso eu não aprendi na escola: Cálculo do IPVA

Comprou seu carrinho? Parabéns pela conquista! Mas não se esqueça que junto com o carro tem as despesas, e uma delas é o IPVA. Vamos aprender como ele funciona?


IPVA é a sigla usada para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou seja, todas as pessoas que possuem um veículo automotor, seja carro, moto, caminhonete, caminhão, ônibus, etc. precisa efetuar o pagamento. 

O valor deste imposto é determinado por cada estado do Brasil, sendo assim, pode ser diferente em cada região. Aqui no estado de São Paulo, o valor cobrado é de 4% em cima do valor venal no veículo. Tá, mas pera ai! Valor venal? Oi?

Valor venal é o quanto o seu veículo vale, e pode ser pesquisado na Tabela FIPE. Vejamos um exemplo: 

Um Gol, ano 2012 (de acordo com a Tabela FIPE) custa em média R$22.000,00. Para calcularmos o valor aproximado do IPVA deste carro, fazemos a seguinte operação: (22.000 x 4)/100. Isso nos dá 880. Ou seja, o IPVA de um Gol 2012 é R$880,00. 

Quando pagar?
O imposto é cobrado em Janeiro e pode ser pago de três maneiras.

1) Em Janeiro, à vista e com desconto.
2) Em Fevereiro, à vista mas sem desconto.
3) Parcelado em 3X nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março. 

Caso você perca o primeiro mês de parcelamento, terá que pagar a cota única. E conforme vai atrasando o pagamento vão surgindo os acréscimos, então é muito importante que o imposto seja pago na data certa, para não correr o risco de tomar prejuízo. 

Até quando pagar?
Em alguns estados, o IPVA é cobrado por 10 anos, em outros por 20. Se o seu carro é do ano de 2006, no estado de São Paulo você irá pagar o imposto até 2026, já em Minas Gerais, por exemplo, 2016 será o último ano de recolhimento. 

E quanto aos veículos 0Km?
O IPVA anual de um veículo novo é pago proporcional à data da nota de compra. Olha só: Você comprou um carro de 50 mil reais, no dia 20/07/16. Para saber quanto de imposto será cobrado, temos que fazer dois cálculos.

I) Calcule o valor normal do IPVA.
(50.000 x 4)/100 = 2.000
II) O valor total do imposto você irá dividir pela quantidade de meses do ano (12) e depois multiplicar pelo número de meses que restam para terminar o ano em que estamos, sem esquecer de contar o mês que a nota foi faturada.
2.000/12 = 166,66 
166,66 x 6 = 1.000

Como fico sabendo sobre meu imposto?
Aqui no estado de São Paulo, os donos de veículos recebem uma notificação em suas casas com as datas e os valores do IPVA. Também é possível fazer a consulta pela internet, geralmente no site da Fazenda ou do Detran estatual. Clicando aqui, você terá acesso à consulta online do IPVA em todos os estados. 

Onde pagar?
O IPVA pode ser recolhido nos bancos e nas casas lotéricas por meio de boletos impressos na internet, porém a forma mais segura de recolhimento é pelo código Renavam do seu veículo. Basta levar o documento do veículo em uma agência bancária ou casa lotérica e pedir o recolhimento do IPVA, que assim o pagamento será efetuado diretamente pelo número do Renavam e você não corre o risco de pagar um boleto falso, com a situação que estamos né?!
_____________

E aí? Me conta o que achou desse novo quadro do blog. Se tiver mais alguma dúvida, manda aqui nos comentários. Um beijo! 

Treine cozinhando: Bolo de caneca

Oiee, ta com fome, mas ta sem tempo (ou com preguicinha 😂)? Vou te ensinar a fazer delicioso bolo de caneca super rápido e ainda treinar multiplicações. Hmmmm... chega mais. 


Para fazer o bolinho, resolva as operações.

Ingredientes
2 x 0,5 ovo pequeno
4 x 1 colheres de sopa de leite
4 x 0,75 colheres de sopa de óleo
5 x (4 x 0,1) colheres de sopa de achocolatado em pó
8 x (0,25 x 2) colheres de sopa de farinha de trigo
10 x 0,4 colheres de sopa de açúcar
0,05 x 20 colher de café de fermento

Modo de preparo
Na própria caneca onde irá consumir, coloque o ovo e bata com um garfo. Coloque o óleo, o açúcar, o leite e o achocolatado e bata mais. Coloque a farinha e o fermento e misture delicadamente até encorpar. Leve ao forno de micro-ondas por 3 minutos. Pronto!

Dica 💡
🔹 Faça uma cobertura e enfeite com granulado 😍
________________________

Delícia, né? Faz e me conta como ficou seu bolinho.

02/07/2016

Logaritmo (parte 2) - Propriedades

Já aprendemos a resolver logaritmos (clique aqui para conferir) e agora vamos aprender quais são as propriedades operatórias dos logaritmos. 

Consequências da definição de logaritmo

1) Log de 1 em qualquer base é sempre zero. Isso porque qualquer número elevado a 0 é igual a 1. 



2) Log de um número em base de mesmo valor é sempre 1. Já que um número elevado ao expoente 1 é igual a ele mesmo. 



3) Para logaritmo de potência: 



4) A regra para um número elevado a um logaritmo é: 



Propriedades operatórias dos logaritmos

Para podermos fazer operações usando logaritmos, temos que saber algumas propriedades básicas, o que facilitará na hora de resolver as continhas. Elas são 4: 

Agora você já pode resolver muito mais exercícios de log! 😃